1 x de R$4,53 sem juros | Total R$4,53 | |
2 x de R$2,44 | Total R$4,88 | |
3 x de R$1,65 | Total R$4,95 | |
4 x de R$1,26 | Total R$5,02 | |
5 x de R$1,02 | Total R$5,09 | |
6 x de R$0,86 | Total R$5,15 | |
7 x de R$0,74 | Total R$5,20 | |
8 x de R$0,66 | Total R$5,27 | |
9 x de R$0,59 | Total R$5,33 | |
10 x de R$0,54 | Total R$5,37 | |
11 x de R$0,49 | Total R$5,44 | |
12 x de R$0,46 | Total R$5,51 |
1 x de R$4,53 sem juros | Total R$4,53 | |
2 x de R$2,27 sem juros | Total R$4,53 | |
3 x de R$1,51 sem juros | Total R$4,53 | |
4 x de R$1,13 sem juros | Total R$4,53 |
Retentor Sabó 09311bref (5,50x11,00x10,00)
Descrição:
A principal função dos retentores é reter: o que está dentro não sai e o que está fora não entra.
Assim, o retentor mantém óleo, graxa e outros tipos de fluidos que devem ser contidos no interior de uma máquina e evita a entrada de impurezas do meio externo como terra, areia, poeira etc.
Os retentores estão presentes no nosso dia a dia e são utilizados nos mais variados equipamentos.
Desde carros, caminhões, ônibus, motocicleta, máquinas agrícolas, até eletrodomésticos, aviões e máquinas industriais.
Conhecendo o Retentor
Você vai conhecer agora a função dos principais componentes do retentor.
Vedação Principal
É o coração do retentor. Sua principal função é reter fluido, esteja o eixo na condição dinâmica ou estática.
Com a evolução dos motores, a diminuição da viscosidade do óleo e o aumento de temperatura, foi necessário obter maior eficiência de vedação.
Então, nervuras moldadas foram adicionadas à vedação principal. Assim, a eficiência de vedação aumentou, com o chamado efeito hidrodinâmico.
Mola
Quando o retentor está montado, o lábio exerce uma força radial sobre o eixo, devido ao contato entre os dois.
Conforme a borracha vai se desgastando, este contato diminui, provocando queda na carga radial.
A compensação desta carga é feita pela mola que garante eficiência na vedação e prolonga a vida útil do retentor.
Com tecnologia própria, a Sabó fabrica também as molas que compõem seus retentores.
Trefiladas e fechadas em máquinas totalmente automáticas, as molas Sabó garantem a perfeita distribuição da carga radial sobre o eixo.
Vedação Auxiliar
Protege a vedação principal da sujeira ou de outros elementos que possam prejudicar a eficiência da vedação, como água, poeira, lama etc.
Carcaça
A principal função da carcaça é dar estrutura ao retentor para que ele possa ser montado no alojamento.
A carcaça é feita em aço e recebe tratamentos que a protegem de oxidações e corrosões.
Como foi visto, fornece estrutura ao retentor para suportar seu perfil e também para a montagem no alojamento.
Costas
Serve de apoio para dispositivos de montagem e como indicador do sentido de rotação.
Diâmetro Externo
Proporciona a interferência entre o alojamento e o retentor. Podem ser encontrados nos seguintes tipos:
Com revestimento de borracha liso;
Com revestimento de borracha ondulado;
Metálico;
Metade borracha/metade carcaça;
Com pintura emborrachada.
TIPOS DE RETENTORES:
BR- Vedação principal com mola. Recoberto externamente com borracha.
BRG- Vedação principal com mola. Proteção contra poeira. Recoberto externamente com borracha.
BAG- Vedação principal com mola. Proteção contra poeira. Diâmetro externo metálico.
BG- Vedação principal com mola. Proteção contra poeira. Diâmetro externo de metal com tampa.
BRAG- Vedação principal com mola. Proteção contra poeira. Diâmetro externo: 1/2 borracha 1/2 meta. Aplicado em motores e transmissões.
BA- Vedação principal com mola. Diâmetro externo de metal com tampa. Geralmente utiliza-se pintura emborrachada no diâmetro externo para auxiliar vedação.
B- Vedação principal com mola. Diâmetro externo de metal com tampa. Geralmente aplicados onde o rolamento joga óleo direto na vedação principal.
GR- Vedação principal sem mola. Proteção contra poeira. Diâmetro externo de borracha. Utilizado na maioria das vezes para vedação de graxa.
BRE- Vedação principal com mola. Diâmetro interno de borracha. Aplicado em hastes de válvulas para controlar a passagem de óleo.
BRY- Vedação principal com mola e pista própria. Diâmetro externo recoberto de borracha. Aplicados em cubos de roda onde existe grande quantidade de terra, areia e lama.
GA- Vedação principal sem mola. Diâmetro externo de metal. Aplicado na maioria das vezes para vedação de graxa.
BRO- Dupla vedação principal com mola. Diâmetro externo recoberto com borracha. Aplicado onde há necessidades de vedar 2 fluídos simultaneamente.
BRGGG- Vedação principal com mola. Com 3 proteções contra poeira. Diâmetro externo recoberto com borracha. Aplicado onde há necessidade de vedar 2 fluídos simultaneamente.
BRGO- Vedação principal e auxiliar com mola. Diâmetro recoberto com borracha. Aplicado em hastes de amortecedor.
BRX- Vedação principal com mola no diâmetro recoberto de borracha. Aplicado em conjuntos servo-freio.
BRGE- Vedação principal com mola e raspador. Diâmetro recoberto com borracha. Aplicados onde há movimento axial (hastes de amortecedor)